CONVERSANDO COM A PSICÓLOGA SOBRE: COMPULSÃO POR COMPRAS.
(Oniomania ou Síndrome do comprar compulsivo).


A compulsão por compras é tão grave quanto a dependência em drogas!

A pessoa não compra simplesmente porque QUER, ela está doente, e PRECISA de tratamento intensivo, constante e especializado. Ela não consegue se controlar sozinha! Causas: As causas podem ir desde depressão, ansiedade extrema ou um passado em que ele (a) sofreu muitas privações.

É fundamental que haja acompanhamento psicológico especializado, pois é uma doença grave e dificílima de ser tratada sem acompanhamento profissional especializado. A psicoterapia é essencial, casos mais graves necessitam de acompanhamento medicamentoso feito por psiquiatra. A terapia cognitivo comportamental é a que apresenta resultados mais rápidos neste caso. Mesmo assim o tratamento pode levar mais de um ano. Como eu costumo dizer no consultório, 50% depende do psicólogo, os outros 50% do paciente! Quanto mais rápido você buscar tratamento, mais rápido voltará a ter controle sobre você e consequentemente, mais rápido será feliz!

Infelizmente, os pacientes esperam chegar no nível máximo de endividamento para procurar ajuda. Quem possui essa doença acaba gastando, mesmo sem ter o dinheiro, se comprometendo com cartão, cheque especial, empréstimos, carnês entre outras maneiras de se endividar. A compulsão por compras já é comparado ao mesmo efeito que a droga tem sobre um viciado, em que o dependente não consegue se livrar do vício e vai cada vez mais se afundando nele.

Essa compulsão atingia no passado entre 5 e 6% da população.

Os números cresceram muito nessa última década. Não se tem registros dos dados reais no momento. Mas posso te afirmar que eles hoje são bem superiores.

O cérebro do compulsivo funciona de maneira semelhante ao de um viciado. Toda compulsão oferece, num primeiro momento, um prazer extremo. A sensação de ser recompensado é muito grande. Daí a grande dificuldade de sozinhos buscarem ajuda.

Principais sintomas:

- Preocupação excessiva e perda de controle por comprar.
- Tentativa frustrada de reduzir o ato de comprar
- Mentiras para encobrir as compras.
- Buscam comprar para aliviar frustrações, tristeza ou ansiedade.

No mundo de hoje há uma pressão enorme para o consumismo, resistir não é uma tarefa fácil, principalmente para os compulsivos. Na maioria das vezes as escolhas frente às compras se devem ao emocional e não à razão.

Estudos já constataram que os aromas influenciam no campo do marketing, como por exemplo, menta e erva-doce que reduzem a sensação de estar em lugares fechados; aromas frescos dão a sensação de bem estar e liberdade; aromas de chocolates estimulam o bem estar e prazer. A sensação de entrar em uma loja com aroma de roupas novas estimula o indivíduo às compras e ao prazer.

Como toda a compulsão, o primeiro passo é admitir que você precisa de ajuda. Que sozinho não está conseguindo sair dessa.

Falta de dinheiro não é desculpa para não se tratar:

1. Busque o CAPS da sua cidade.
2. Procure os devedores anônimos ( uma instituição semelhante ao NA E AA).
3. Peça ao seu médico encaminhamento para o psiquiatra do posto de saúde.
4. Ou procure um psicólogo particular.

Vamos sair dessa?

Dra. Luciana Muszalska
Psicóloga Clínica - CRP: 06/61713