Você já ouviu essas frases?
_Deu branco!
_Eu sabia tudo, mas só lembrei a resposta depois que entreguei a prova!
_Parece que quanto mais estudo menos sei!
Você já disse essas frases?
Época de vestibular, concurso público, prova da OAB é sempre a mesma coisa... Estudar, estudar, estudar e na hora H, o nervosismo muitas vezes atrapalha e o resultado. Passar numa prova, num concurso público, ser aprovado na OAB depende do preparo, do estudo, mas também do equilíbrio emocional na hora do exame.
De nada adianta estudar tanto, saber praticamente tudo, e na hora do exame ficar extremamente nervoso, e se esquecer completamente de tudo o que foi estudado durante dias e dias, noites e noites. O estado emocional na hora de fazer a prova, apesar de pouco valorizado, pode ser o fator decisivo para o sucesso ou o fracasso do aluno. Tanto é verdade, que os professores dos cursinhos preparatórios falam claramente da necessidade de dar a mesma importância ao equilíbrio emocional que é dado ao estudo.
Há uma enorme quantidade de pessoas sendo injustiçadas, perdendo grandes oportunidades, promoções, deixando de passar no tão sonhado vestibular, por um simples motivo:
O motivo é simples: O excesso de ansiedade e insegurança os impedem de brilhar.
A maior parte das pessoas apresentam dificuldade ao se sentirem avaliadas.Temos enorme dificuldade em aceitar que outros nos digam o quanto somos ou não bons. Embora a avaliação através de provas muitas vezes sejam injustas, elas ainda são a maneira que somos avaliados, aprovados ou rejeitados. Já que não há como fugir dessa avaliação, o melhor é aprender a lidar com as nossas dificuldades, ou seja, com as nossas inseguranças. A questão final parece ser: Como fazer para tirar de letra essa dificuldade? É possível aprender a lidar com a ansiedade, sem deixar que a mesma o prejudique? Sim. É possível!
Buscar ajuda profissional especializada, ou seja, um psicólogo clínico, pode ser a saída ideal para se aprender a lidar com a pressão nestes casos. Aprender a trilhar novos caminhos emocionais, ainda é a melhor alternativa para se obter o melhor resultado. Um psicólogo clínico comportamental pode lhe treinar para estar mais à vontade na hora da prova!
Mas eu não sou louco: Assim como quando estamos com dor de dente, procuramos um dentista, quando estamos com problemas na máquina de lavar roupa, chamamos um técnico especializado, é fundamental que aceitemos que procurar um psicólogo não faz de ninguém menos capaz ou louco. Muito pelo contrário. É justamente ele o profissional que poderá lhe ajudar nesse momento. Fraco é o indivíduo incapacidade de lidar com os obstáculos da vida. Vitorioso, é o ser humano capaz de ver claramente suas dificuldades, mas buscar alternativas para vencê-las!